sábado, 26 de maio de 2012

The Rolling Stones: 50 Anos Na Estrada

Quando lhe perguntam sua idade e a resposta é 49 anos, algumas pessoas pensam "Puxa vida, só mais um tiozão". Agora, experimente aguardar um ano e responder "Tenho meio século de vida". Instintivamente, as pessoas lhe terão como exemplo de sabedoria (mesmo que seja aquela de boteco).

Rolling Stones nos primeiros anos.

Ainda mais quando se chega à plenitude de cinco décadas bem vividas com saúde e uma vida ativa. Ser cinqüentão não é para qualquer um. Mas é para eles. Há 50 anos atrás, aos vinte e cinco dias do mês de maio, na Londres de 1962, estava criada aquela que seria uma das mais célebres e longevas bandas dos primórdios do Rock mundial: Os Rolling Stones, com Mick Jagger, Keith Richards, Ian Stewart, Brian Jones e Bill Wyman.



Mixed Emotions - Steel Wheel (1989)

A competição com os garotos de Liverpool foi dura - talvez a única competição real em termos de vendagem com os Beatles foi dos Beach Boys, e por um efêmero espaço de tempo -, mas os Stones estavam preparados, pelo próprio mérito musical, à ombreá-los na história do Rock and Roll. Enquanto os Beatles surfaram nas ondas do Rock and Roll e do Rockabilly dos anos 50, os Stones pegaram aquele som e o recrudesceram: as vertentes do Blues e do R&B era mais claras e profundas, fazendo um som mais áspero. 


Play With Fire - Out Of Our Hads (1965)

Daqueles gloriosos anos 60, quando o Rock chegava à sua Era de Ouro, poucas bandas sobraram (The Who, The Doors, The Beatles e Led Zeppelin já acabaram...), e Stones é uma delas. O que mais impressiona é o gigantismo do trabalho deles. São 24 álbuns de estúdio, totalizando mais de 100 Singles lançados, e mais de 200 milhões de álbuns vendidos. E eles não pararam de produzir música de qualidade. Dos anos 80 paracá, pelo menos um bom apanhado de hits. "Start Me Up", de 1981, "Undercover of The Night", de 1983, "Mixed Emotions", de 1989, "Love Is Strong", de 1994, "Anybody Seen My Baby", de 1997, e "Streets of Love", de 2005, além de "Don't Stop", do álbum comemorativo "Forty Licks", dos 40 anos da banda.



Love Is Strong - Voodoo Lounge (1994)

Aliás, um espetacular disco duplo, com nada menos do que 36 grandes clássicos da banda, além de quatro faixas inéditas, "Keys do Your Love", "Stealing My Heart" e "Losing My Touch", além da mais famosa, "Don't Stop".



Don't Stop - Forty Licks (2002)

Bom, com estes cinqüenta anos nas costas, não me atreverei à contar a história deles. Este post é uma reverência. Confira algumas curiosidades sobre a banda:

- O nome da banda surgiu de uma música de Muddy Waters, um dos precursores do Rock, chamada "Rollin' Stone". Veja aqui;

- Jagger conta no livro "Sexo, Drogas e Rolling Stones" que sua experiência na Bahia, onde viu o batuque e tradicional lavagem das escadarias da Igreja do Bonfim, serviram de base percussiva e rítmica para a famosíssima "Simpathy for the Devil", tocada também por Guns n' Roses para o filme "Entrevista com o Vampiro";

- Em 1969, os Stones tocaram em Altamont, local onde muita confusão ocorreu, incluido a morte de um espectador pelos Hell's Angels, e o pagamento pelo show era inusitado: cerveja. Toda a cerveja que pudessem beber;

- Em 1963, assinaram seu primeiro contrato com a Decca Records, que tinha se transformado na piada do ano por recusarem um contrato com os Beatles;

- Bill Wyman era já experiente tocando na vida noturna de Londres, mas foi aceito na banda por um motivo inusitado: ele tinha mais de um amplificador;

- Muitos acreditam que a canção "Let it Bleed", de 1969, seja uma referência ou até satirização de "Let it Be", dos Beatles, mas embora a música dos Beatles tenha sido gravada antes, só foi lançada alguns poucos meses depois de "Let it Bleed".

- Jagger e Richards são os dois grandes parceiros de criação das músicas nos Stones, mas nem tudo começou assim. O primeiro single da banda foi um cover de "Come On", de Chuck Berry, e o segundo, uma gravação original de uma música escrita por Lennon e McCartney, "I Wanna Be Your Man".

- Os Stones foram homenageados em pelo menos duas canções famosíssimas. "Like a Rolling Stone", de 1966, de Bob Dylan (regravada pelo grupo em 1995, inclusa no álbum Stripped, e que os recolocou no topo das paradas), e também "C'era un ragazzo che come me", do italiano Gianni Morandi, de 1966, regravada em português pela banda da Jovem Guarda, Os Incríveis, e muitos anos depois pelos Engenheiros do Hawaii.

- O álbum de inéditas e a turnê dos 50 anos dos Stones ficaram sériamente ameaçadas pelo estremecimento da complicada relação entre Jagger e Richards. Isso porque no livro "Life", autobiográfico, Keith alega que era quase impossível conviver com Mick, que seu ega era muito grande. Apesar disso, a alegação formal é que Charlie Watts só entrou para a banda em 1963, e que esse seria o verdadeiro marco-zero dos Stones. Porém, os 40 anos foram comemorados em 2002, não em 2003.

- Segundo relatos, a reputação de "bad boys" dos Stones foi um acaso. Em 1966, eles foram indenizados em US$ 4 Mi, uma quantia significativa na época, de 40 hotéis que se recusaram à hospedá-los pelo cartaz de "garotos problema". Seu agente já utilizava na época como um slogan oficioso "Você deixaria sua filha sair com um Stone?"


- O símbolo da banda, a famosa "Língua e Boca", foi criado somente em 1971, por John Pasch.


"Tongue and Lips Design"

Como prova da longevidade e criatividade quase infindáveis da banda (certa vez, um médico especialista em dependência química disse que pela quantidade de cocaína cheirada por Richards, ele já deveria estar morto há 30 anos, e uma lenda urbana reza que nos anos 80 Richards trocou todo seu sangue para se livrar dos efeitos da droga), em 2011 o álbum de 1978, Some Girls, foi remasterizado e lançado novamente, com uma bonus track, "No Spare Parts", inédita, e que alçou à segunda posição do Billboard Hot Tracks.



No Spare Parts - Some Girls (Rerelease 2011)

Tentei não colocar só as músicas óbvias, como "(I Can't Get No) Satisfaction", "Brown Sugar", "Start Me Up", "Paint It Black", "It's Only Rock and Roll" e "Gimme Shelter". Faltou espaço para as excelentes, mas menos conhecidas "Streets of Love", "You Can't Always Get What You Want", "Keys To Your Love", "Beast of Burden" e "Any Body Seen My Baby". Mereceção post futuros. Espero que tenham gostado.

Gostou? Compartilhe. Discordou? Comente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário