segunda-feira, 7 de maio de 2012

Dica da Semana: Otimizar o Desempenho do PC

Além da tradicional obsolescência dos computadores (novos programas lançados, exigindo melhor configuração), a coisa mais normal do mundo é que o computador tenha seu rendimento degradado com o tempo.

Para ajudá-los, abaixo vamos listar algumas pequenas dicas e tarefas que deverão otimizar o desempenho do seu computador, à semelhança de um pequeno tutorial que fizemos algum tempo atrás para limpar seu PC. Leia aqui. Com estas dicas, não será necessário formatar seu computador para tê-lo operando com bom desempenho.

Desinstale programas inúteis ou não utilizados

Uma das coisas que mais fazemos é baixar e instalar algum programa inútil, algum joguinho, ou algum de que precisamos somente num momento. Estes aplicativos ocupam espaço no computador e muitas vezes reduzem a capacidade da máquina.

Uma das opções é usar o Painel de Controle/Programas e Recursos, que no Windows 7 é mais fácil de utilizar, porque já lista por data de instalação, tamanho e até versão. Quem prefere um programa mais avançado, pode usar o Revo Uninstaler, disponível no Baixaki.


Limpando o HD

Em virtude de alguns processos internos, o Windows e alguns Programas criam arquivos temporários que algumas vezes nunca são definitivamente eliminados pelo sistema assim que deixam de ser úteis. Isso, claro, deixa um rastro pelo computador, além de usar o HD inutilmente.

Da mesma forma como a desinstalação, o Windows possui um recurso nativo para isso, que pode ser encontrado clicando com o botão direito do mouse sobre o Disco (o C:, por exemplo), depois clicando em Propriedades, e ainda em "Limpeza de Disco".

Alternativamente, um programa bastante prático é o CCleaner, que pode ser encontrado no Baixaki.


Desfragmentando o Disco

Lembra daquela vez em que você foi organizar seus Documentos? Mexeu um pra cá, recortou pra lá, criou uma pasta aqui, deletou outra ali... Pois é, depois disto, e até com o dia-a-dia, é provável que o disco fique fragmentado. Por isso, desfragmentar o Disco é uma tarefa importante, porém relativamente fácil e rápida. O Windows têm um aplicativo nativo chamado "Desfragmentador de Disco", que pode ser encontrado no Menu Iniciar/Todos os Programas/Acessórios/Ferramentas do Sistema/Desfragmentador


Pessoalmente eu acho o Defrag do Windows suficiente, mas quem quiser uma alternativa, pode adotar o AuslogicDisk Defrag, freeware disponível no Baixaki.

Destivando inicializações desnecessárias

Vários programas são inicializados juntamente com o Windows, e cada programa rodando em paralelo à mais degrada o desempenho do sistema. Desativar alguns deles pode dar um pelo up na capacidade da máquina. No menu Iniciar, digite "msconfig" (no caso do Windows 7), ou insira esse comando no menu Iniciar/Executar. Na aba "Inicialização de Programas", desmarque aqueles que você não precisará que sejam iniciados junto com a máquina.


Cuidado com o sobrepeso

Quanto mais um HD é usado, mais demorada fica qualquer busca de arquivos pelo sistema. Por este motivo, o interessante é sempre racionalizar seu uso. Uma alternativa bacana é a compra de um HD Externo. Um bom modelo, Samsung de 500GB, pode ser achado por até R$ 250,00. Para descobrir quais pastas/arquivos mais consomem memória, existe um software bem bacana, o WinDirStat.

Festa de ícones na Área de Trabalho

Análogamente ao HD, uma Área de Trabalho poluida com muitos ícones e arquivos prejudica o rendimento do computador. Procure limitar o número de ícones lá. Uma dica é sempre que instalar um programa, desmarcar a caixa de "Criar ícone na área de trabalho", caso isso não seja necessário.

Gostou? Compartilhe. Discordou? Comente

Nenhum comentário:

Postar um comentário