sábado, 12 de maio de 2012

Gauchão e Futebol do Interior: Alternativas, Parte 3

Reservamos esta terceira parte para comentar algumas possibilidades de remodelagem do Campeonato Gaúcho.

Baseado nas premissas que analisamos nas partes 1 e 2, quais sejam, rentabilidade, atratividade e redução de datas, analisaremos, elencaremos algumas possibilidades, que não são obviamente idéias estanques e acabadas, mas que ossam, quem sabe, serem postas em discussão. A fórmula atual do Gauchão conta com 23 datas, o que torna a pré-temporada mais apertada.

Opção 1: Classificatória em até Dezembro com Fase Quente à partir de Fevereiro

As 14 equipes (todas da Série A, menos a Dupla Gre-Nal) disputariam uma Fase Classificatória, até meados de Dezembro. Destas, classificaram um número arbitrário de equipes. Poderiam ser seis, perfazendo oito equipes para uma "fase quente". Com estas oito equipes, é possível pensar numa classificatória todos contra todos, ida e volta, com final entre os 4 melhores. Isso seriam cerca de 16 ou 18 datas.

Opção 2: Fase de Classificação e Enchaveamento Olímpico

As 16 equipes jogariam entre si, em turno único, e as quatro melhores enfrentariam-se em enchaveamento olímpico, em jogos de ida e volta. Seriam 19 datas

Claro, existem outras tantas opções, nossa premissa é apenas enriquecer o debate. Uma idéia interessante seria fazer uma Final em jogo único. Além de eliminar uma data, poderia-se adotar uma "Jornada", com a disputa do terceiro lugar como "jogo preliminar", no mesmo estádio da grande final, valorizando a transmissão agregando valor aos jogos decisivos.

Como fizemos questão de salientar, tudo o aqui exposto, neste artigo em três partes, são idéias de caráter geral, cujo intento é enriquecer o debate. Se você concorda, conte-nos o porque. Se discorda, comente, mande-nos suas idéias que faremos questão de postá-las no blog.

Gostou? Compartilhe. Discordou? Comente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário