quinta-feira, 5 de julho de 2012

Tolos Companheiros de Combate!

Algumas bandas têm a rara habilidade de criar um som único e reconhecível, algo como um "DNA". Sob a batuta de Mark Knopfler, o Dire Straits conseguiu isso, e a carreira solo do guitarrista seguiu o mesmo estilo.

Embalado pelo Rock clássico, pelo Blues Rock e com uma pitada de Rock Progressivo, assim como uma guitarra e percussão bastante característica e um ritmo vivo que se transforma em cada acorde, a banda inscreveu seu nome na história do Rock!

Em meio à tantos hits, muitas músicas ganham destaque, e a música de hoje veio parar no Blog por conta da lindíssima letra. Em que pese esta música ter sido escrita sobre a Guerra das Malvinas (uu Falkland's War), músicas desta estirpe costumam ser atemporais. Para mim, sempre vai trazer à lembrança os amigos que "não me desertaram", que o "meu lar são as planícies", e aqueles que já "terem se ferido gravemente".

Por um lado, a música mostra que os laços de união entre soldados (ou metafóricamente, entre companheiros em alguma "jornada") são muito fortes, porque quando a batalha se acirra, a sobrevivência de um está na condição de que cada um deles estaria disposto à dar sua própria vida para salvar a de seu irmão de batalha! Neste momento, o narrador dá um passo para trás, talvez para melhor ver a paisagem, e observa que para cada grupo de soldados unidos, há outro, do outro lado, que compartilha o mesmo sentimento de lealdade, desprendimento e coragem, contra os quais vão se bater uns contra os outros.

Me parece que o tema central é a suprema ironia de que alguns dos maiores atos de lealdade, desprendimento, coragem, bravura e até mesmo de amor se passem sob um cenário de guerra. Que a humanidade não consegue repetir, em tempos de paz, estes sentimentos, e que continuamos nos batendo, uns contra os outros, ainda que "esteja escrito nas estrelas" o quanto nossas semelhanças superam nossas diferenças.


Brothers In Arms
Dire Straits

Those mist covered mountains
Are a home now for me
But my home is the lowlands
And always will be
Some day you'll return to
Your valleys and your farms
And you'll no longer burn
To be brothers in arms

Through these fields of destruction
Baptism of fire
I've whittnessed your suffering
As the battles raged higher
And though they did hurt me so bad
In the fear and alarm
You did not desert me
My brothers in arms

There's so many different worlds
So many different suns
And we have just one world
But we live in different ones

Now the sun's gone to hell
And the moon's riding high
Let me bid you farewell
Every man has to die
But it's written in the starlight
And every line on your palm
We're fools to make war
On our brothers in arms
Gostou? Compartilhe. Discordou? Comente

Nenhum comentário:

Postar um comentário