quinta-feira, 26 de julho de 2012

Ode ao Funk Carioca!!!

Não, caros leitores, este blognão foi hackeado e este blogueiro não ficou louco. Este post é uma Ode, uma singela homenagem ao Funk Carioca, o verdadeiro Funk Carioca, e seu maior expoente, Sebastião Rodrigues Maia, também conhecido pela alcunha de Tim. Reconhecido pela voz grave, rouca, imponente, mas também pelos atrasos e shows cancelados,pelo abuso nas drogas, pela maestria e como um dos maiores músicos brasileiros.


Depois de emigrar para os Estados Unidos, onde tomou conhecimento do Soul, do Funk e também de toda uma gama de drogas alucinógenas, motivo pelo qual foi preso e deportado para o Brasil, Tim Maia entrou para a seita Cultura Racional. Pelos poucos anos em que permaneceu junto à tal corrente, Tim Maia se afastou efêmeramente das drogas, o que melhorou sua voz, e compôs talvez a melhor, menos famosa e mais profícua parcela de sua obra.



Músicas cheias de swing, mas também com batida do Funk, e linhas de baixo psicodélicas e quase hipnóticas, e sopros, muitos sopros.


Muito além de "Gostava Tanto de Você", "O Descobridor dos Sete Mares" e "Do Leme ao Pontal", Tim produziu obras mais ásperas, com uma mescla abrasileiradade Funk e Soul. Por tudo isso, ele é referência nacional do Funk de James Brown, Eddie Bo e Cia. Por isso, nós o saudamos! Grande Síndico!


Assista ainda ao programa "Por Toda Minha Vida - Tim Maia", clicando aqui.

Gostou? Compartilhe. Discordou? Comente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário