sábado, 30 de junho de 2012

Há 10 Anos, o Penta Campeonato Mundial

Sob vários aspectos, a Copa de 2002 foi um marco para muitos torcedores.

Primeiro, porque finalmente recebia a justa oportunidade o maior treinador brasileiro de sua época. Felipão assumiu a vaga de Leão antes do jogo contra o Uruguai, pelas Eliminatórias, pressionado pelos maus resultados e pela possibilidade da Seleção sequer classificar à Copa. Perdeu,pênalti convertido por Magallanes.


Segundo, porque a Seleção vivia momentos complicados, após as passagens de treinadores com alta grife, caso de Luxemburgo e Leão, adeptos à epoca do futebol "bailarino", mas que pouco resultado estava dando. Com trabalho, esforço e características que lhe são peculiares, Felipão fechou o grupo, classificou à Copa e foi mantido, conforme promessa de Ricardo Teixeira, no comando técnico da Seleção.


Terceiro, porque a Copa foi emblemática no tocante ao estilo de jogo, à formação da "Família Scolari", e na convicção mantida de não convocar Romário para a Copa,após extensa campanha da mídia para pressionar o treinador à convocá-lo (qualquer semelhança com a campanha pró Ganso e Neymar na Copa 2010 não é mera coincidência).

Quarto porque o Brasil jogava num esquema mais defensivo, firme na marcação, objetivo na frente. A última vez que havia jogado uma Copa do Mundo neste esquema, o fracasso foi motivo de chacota pelos anos vindouros.

Toda a desconfiança, todo o bombardeio contra os comandados de Felipão, o renegado, contra quem os detratores há muito se batiam (nos anos 90, chamavam-no de brigão, turrão, diziam que seus times só batiam, que não jogavam), para nós, gremistas, era apenas mais um motivo para torcer pelo melhor, para calar os críticos, os mau intencionados. Para torcer que Felipão recebesse, finalmente, o reconhecimento e respaldo que tanto lhe faltavam, mesmo com os resultados escancarados, para quem quisesse ver.

Para a Copa, Felipão convocou 13 atletas que jogavam no Brasil, talvez fato inédito após a gigantesca internacionalização do futebol. Os 23 campeões foram estes:

Goleiros: Marcos (Palmeiras), Dida (Corinthians) e Rogério Ceni (São Paulo);
Laterais: Cafu (Roma-ITA), Belletti (São Paulo), Roberto Carlos (Real Madrid-ESP) e Júnior (Parma-ITA);
Zagueiros: Lúcio (Bayer Leverkusen-ALE), Edmílson (Lyon-FRA), Ânderson Polga (Grêmio) e Roque Júnior (Milan-ITA);
Meio campistas: Gilberto Silva (Atlético-MG), Vampeta (Corinthians),
Kléberson (Atlético-PR), Ricardinho (Corinthians), Rivaldo (Barcelona-ESP),
Kaká (São Paulo), Juninho Paulista (Flamengo) e Ronaldinho Gaúcho (Paris St Germain-FRA);
Atacantes: Denílson (Bétis-ESP), Edílson (Cruzeiro), Luizão (Grêmio) e Ronaldo (Internazionale-ITA);
Técnico: Luiz Felipe Scolari.

E sob a desconfiança dos torcedores é que o Brasil foi para o Japão. Mas à cada jogo que passava, cada vitória conquistava, todos os descrentes eram instados à reverem suas idéias: sim, a Seleção Canarinho podia vencer. E venceria. Pelo caminho, interpuseram-se estes adversários.

Apesar dos resultados da primeira fase, o desempenho não era ainda o melhor possível. A entrada de Kleberson na meia cancha estabilizou defensivamente a equipe, e pavimentou o caminho até o título. Na final, encontrando uma Alemanha tradicionalmente pragmática, porém sem o brilho técnico do Brasil, e sem seu principal jogador, Michael Ballack, teve o jogo sob seu controle durante toda a partida, praticamente, e fechou com chave de ouro vencendo por 2x0, ambos marcados no segundo tempo. Vale lembrar que até aquela oportunidade, entre 1950 e 2002, somente em 1978 uma Final não tinha ou Brasil ou Alemanha em jogo. Naquela decisão, Argentina enfrentava a Holanda.

Fase Classificatória - Grupo C
Brasil 2x1 Turquia - Vídeo
Brasil 4x0 China - Vídeo
Costa Rica 2x5 Brasil - Vídeo

Oitavas-de-Final
Brasil 2x0 Bélgica - Vídeo

Quartas-de-Final
Inglaterra 1x2 Brasil - Vídeo

Semi Final
Brasil 1x0 Turquia - Vídeo

Final
Alemanha 0x2 Brasil - Vídeo

Assista abaixo a partida completa da final.


Convidamoso leitor à acessar a série sobre o Penta do blog Van do Halen, que com muito mais qualidade e propriedade falou sobre esse momento histórico. Porém nosso blog não poderia deixarde fazer menção.

Memórias do Futebol: Os dez anos do Penta - Parte 1
Memórias do Futebol: Os dez anos do Penta - Parte 2
Memórias do Futebol: Os dez anos do Penta - Parte 3
Memórias do Futebol: Os dez anos do Penta - Parte 4
Memórias do Futebol: Os dez anos do Penta - Parte 5
Memórias do Futebol: Os dez anos do Penta - Parte 6
Memórias do Futebol: Os dez anos do Penta - Parte Final

Gostou? Compartilhe. Discordou? Comente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário