quarta-feira, 25 de julho de 2012

Games do Passado: Futebol Brasileiro 96

A série International Super Star Soccer foi provavelmente a primeira à mostrar um jogo de futebol razoavelmente realista. A movimentação dos jogadores, os chutes, os passes, a forma como a televisão mostrava a parte do campo onde a ação acontecia, parecia muito com as transmissões de um verdadeiro jogo de futebol.


Não por acaso, este jogo foi um dos que mais marcou nossa geração. O primeiro ISSS foi lançado no Japão em 1994, pela japonesa Konami, mas pela filial alemã, a Konami Deutschland GmbH. A ascenção do console Super Nintendo sobre os adversários ainda deu muita força para este jogo, que chegava aos lares brasileiros em grande parte por meio de cópias piratas e redesenhadas com os mais diversos nomes. Enquanto o jogo original tinha como foco as seleções do Mundo, as cópias eram direcionadas para mercados locais. No original, os nomes dos jogadores, que não eram licenciados, foram trocados, sendo o mais famoso o atacante brasileiro Allejo (que usava a 7 de Bebeto), de saudosa lembrança. Outros foram: Alemanha: Kolle (Lothar Matthäus) & Sieke (Jürgen Klinsmann). Argentina: Fuerte (Claudio Caniggia) , Capitale (Batistuta) & Redonda (Maradona). Brasil: Allejo (Bebeto) & Gomez (Romário). Bélgica: Van Riet (Michel Preud'Homme). Bulgária: Kostov (Yordan Lechkov) & Milakov (Hristo Stoichkov). Colômbia: Murillo (Carlos Valderrama). Holanda: Koppers (Marco van Basten) & Van Wijk (Ruud Gullit). Itália: Carboni (Fabrizio Ravanelli) & Galfano (Roberto Baggio). México: Leone (Jorge Campos). Romênia: Costan (Gheorghe Hagi).Japao: Tabei (Ruy Ramos).

Mas voltemos ao jogo em questão. Utilizando-se das excelentes qualidades deste pioneiro jogo de futebol, muitos programadores desenvolveram suas próprias versões para venda. As mais famosas foram Futebol Brasileiro 96 e Ronaldinho 98. Este blogueiro que vos escreve viciou-se em Super Star Soccer Futebol Brasileiro 96.


O jogo contava com os principais times brasileiros da época, com três Seleções Brasileiras distintas, entre elas uma com Pelé, e alguns times Europeus. Um dos destaques do jogo é a narração em um bizarríssimo portunhol... "Tiró", "Forte Bomba", "Interceptó", "La Bombaaaa", "Cartao Amarello", "Cartao Vermelho ecspulsao".

Também destaca-se a excepcional jogabilidade para a época. Era possível construir um jogo, com troca de passes, dribles, cruzamentos... O chute de média distância, a cobrança de faltas... O carrinho, a roubada de bola e até o goleiro manual, posição em que este humilde blogueiro fechava o gol...

Outra novidade genial eram os "Escenários", um conjunto de doze jogos, cuja situação era desesperadora para o jogador: o time normalmente perdia o jogo faltando pouquíssimo tempo para uma virada heróica! Com o multi-tap, era possível jogar com até quatro jogadores, todos contra o Computador, ou dois contra dois. Ou ainda, somente com dois controles, jogar dois contra o computador, que era um jogo interessante, de cooperação e diálogos.

Como todo jogo, ele ainda tinha suas manhas. Desde transformar o jogador em cachorro, fazer gol por fora das quatro linhas ou ainda fazer gol do meio de campo, na saída de jogo.


Os gráficos ainda eram razoavelmente incipientes, mas muito superiores aos concorrentes. Veja você mesmo: FIFA International Soccer (foto), Fifa 96 (foto), Tony Meola's Sidekick Soccer (foto) e SEGA World Cup 94 (foto).

Ficha Técnica:

Desenvolvedor: Konami
Distribuidor: Konami
Designer: Yasuo Okuda e Eiji Nakagawa
Plataforma: SUper Nintendo
Lançamento: 1994
Gênero: Esportes
Modo: Single player e Multi player
Mídia: Cartucho
Jogabilidade: O jogo foi inovador para a época de tal forma que sua formatação tornou-se padrão para todos os jogos de futebol criados desde então. Nenhum jogo que o precedeu ou mesmo seus contemporâneos tinham tanto realismo.

Gráficos: Os gráficos acompanhavam a tecnologia da época, mas as imagens e movimentações dos jogadores em campo, e da bola, eram bastante bons.

Trilha Sonora: Era simplória, mas contava com linhas de baixo marcantes e uma espécie de percussão, em estilo alegre e divertido, mas também maçante e irritante, que acompanhava as animações de início. Durante as partidas, o som era de torcida e charangas.

Pensando em tudo isso, intento reabilitar meu Super Nintendo.

Leia também: Futebol Brasileiro 96.

Gostou? Compartilhe. Discordou? Comente.

Um comentário: