quarta-feira, 14 de março de 2012

Onde a Cerveja Jorra e os Homens Vomitam.

Eu sei que esse mês estou devendo uns posts, mas ouvi essa música no auto e não pude me conter: eu TINHA que escrever sobre ela.

Men At Work explodiu para o mundo no início do verão australiano de 1981, com seu álbum "Business as Usual".

Com esse álbum, e sucessos como "Who can it be now?", "Be good Johnny", a banda chega ao topo das paradas na Austrália e Nova Zelândia, mas duas tentativas falharam em convencer a Columbia, gravadora do grupo, à lançar o álbum nos Estados Unidos. Com a insistência de seu agente, a sorte do grupo mudou, seu som varreu a América após seu lançamento, finalmente, em Abril de 82. Foi arrebatador. "Who can it be now?" e "Down Under" alcançaram, inapelávelmente, o topo das paradas americanas, o álbum permaneceu 15 semanas no topo das vendas nos EUA, e cinco semanas na parada de vendas do Reino Unido.

Com um sucesso tão estrondoso, eles levaram com facilidade o Grammy de Artista Revelação, batendo para isso Asia, banda britânida de Rock Progressivo e Hard Rock (que merecerá, futuramente, um post), Jennifer Holliday, The Human League, renomado grupo de música eletrônica, e uma banda americana chamada Stray Cats. Nesse álbum, o som que mixava o New Wave oitentista, Surf Rock e uma pegada Reggae seria seu cartão de visitas, com uma sonoridade e musicalidade bastante única e peculiar.

Seu segundo álbum não foi tão bem sucedido comercialmente, mas os sucessos de "Overkill" e "It's a Mistake" colocaram a banda definitivamente entre as maiores de seu país, e uma das maiores de sua época.

Mas a banda é definitivamente mais conhecida pela música Down Under. À primeira vista, pensamos que quando a letra foi escrita, os caras estavam chapadões. Mas com uma visão mais crítica e detalhada... bem, aí essa idéia se fortalece, hehe... Vejamos bem, uma "viajando numa Kombi enguiçada, a cabeça cheia de zumbis", chapadões. "Conheci uma mulher estranha, ela me deixou nervoso, me levou para dentro e me deu café da manhã". MEGA chapadões.

De qualquer modo, a música fala sobre australianos, orgulhosos de sua pátria, viajando pelos quatro cantos do mundo, sobre a imposição da cultura estrangeira, e o "saque" do país. Nas palavras do letrista, Colin Hay:
"O refrão é realmente sobre a venda da Austrália, em muitos aspectos, o desenvolvimento ao longo do país Era uma canção sobre a perda do espírito em que país é realmente sobre a pilhagem do país, por pessoas gananciosas. É, em última análise sobre a comemoração do país, mas não de uma forma nacionalista e não em um sentido patriotismo. É muito mais do que isso."
O vídeo nos ajuda à compreender mais o espírito da música, sobre australianos viajando pelo mundo, com sua particular visão do "Down Under" (que representa a Austrália), usando então essas caricaturas, uma Kombi enguiçada, um belga de 1,95m, a "mulher estranha", a ida à Bombaim, mostrando uma certa surpresa, um modo intrigado de ver o resto do mundo, e com isso mostrando o orgulho dos valores e riquezas australianas, como em "Você está me tentando porque eu venho de uma terra de fartura?", ou então em "Onde a cerveja jorra e os homens vomitam", que também pode significar um certo asco com relação aos "homens que saqueiam", representando a política local, e a interação da Austrália com interesses mesquinhos de estrangeiros e a dominação cultural imposta pelas grandes potências.

Sobre a construção da música, Hay escreve:

"É uma música muito importante para mim. Sempre senti como uma canção forte, desde o início. Originalmente, a idéia surgiu a partir de um de riff de baixo que Ron Strykert, o guitarrista de Men at Work, registrou em uma pequena demonstração em casa cassete. Era apenas um pouco riff de baixo com um pouco de percussão que ele tocou em garrafas que foram enchidas com água em diferentes graus para obter notas diferentes. Foi um groove muito intrigante. Eu realmente amei, ele tinha uma verdadeira qualidade de transe. Eu costumava ouvir no carro o tempo todo. Quando eu estava dirigindo ao longo de uma via em Melbourne, os acordes pularam para fora e um par de dias depois, eu escrevi os versos."
A música se tornou um hino local extra-oficialmente. No encerramento das Olimpiadas de Sidney, 2000, ela foi escolhida para musicar o fim dos jogos. Abaixo, segue o vídeo do clipe, com a referência, logo no início, à percussão com as garrafas cheias de água, e algumas passagens da música. Um clipe muito mal feito, o que o torna mais interessante ainda. Com o clipe, o espírito da música parece se tornar mais claro. Mais abaixo, o vídeo da música em performance no encerramento dos Jogos Olímpicos de Sidney, em 2000, provando o valor que a mesma possui para o grande povo australiano.


Down Under
Men At Work


Travelling in a fried-out Kombi
On a hippie trail, head full of zombie
I met a strange lady, she made me nervous
She took me in and gave me breakfast
And she said,

"Do you come from a land down under
Where women glow and men plunder
Can't you hear, can't you hear the thunder
You better run, you better take cover."

Buying bread from a man in Brussels
He was six foot four and full of muscle
I said, "Do you speak-a my language?"
He just smiled and gave me a Vegemite sandwich
And he said,

"I come from a land down under
Where beer does flow and men chunder
Can't you hear, can't you hear the thunder
You better run, you better take cover."

Lying in a den in Bombay
Slack jaw, not much to say
I said to the man, "Are you trying to tempt me
Because I come from the land of plenty?"
And he said, 

"Oh! Do you come from a land down under (oh yeah yeah)
Where women glow and men plunder
Can't you hear, can't you hear the thunder
You better run, you better take cover."


Gostou? Compartilhe. Discordou? Comente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário