domingo, 22 de setembro de 2013

Homens que devemos conhecer: Hiroshi Yamauchi

Quem quer que leia este artigo não poderá passar incólume às lembranças de personagens como os Mário e seu irmão Luigi, Donkey Kong, Link e a princesa Zelda, Mega Man, e tantos outros.

O homenageado de hoje faleceu no último dia 19. Tendo comandado durante 53 anos a empresa criada por seu avô, transformou uma então pequena empresa fabricante de cartas de jogo em uma poderosa corporação dos jogos eletrônicos.

Desde 1949 quando assumiu a companhia até os anos 60 estava à procura de novos negócios para investir. Chegara à conclusão que o mercado para suas cartas era limitado. Criou então negócios de táxis, hotéis, alimentos pré-prontos, etc... Em 1966, após as Olimpíadas de Tokyo, a venda de baralhos teve uma súbita queda afetando o valor de mercado da Nintendo. Assim, ele se aventurou no ramo de brinquedos, como a Ultra Hand - desenvolvida no tempo livre do engenheiro Gunpei Yokoi -, entre outras, com sucesso moderado, mas sem conseguir crescer com velocidade necessária.



Em 1974 ele fechou sua primeira parceria no ramo de consoles, para a fabricação e distribuição do Magnavox Odissey no Japão. Em 77 lança seu primeiro console próprio, o Color TV Game, que teve seis versões diferentes. No mesmo ano contratou o desenvolvedor Shigeru Miyamoto, que formaria junto com o próprio Yammauchi e o engenheiro Yokoi a tríade que mudaria a história da indústria de jogos.




Ainda em 77 a Atari lançava seu 2600, entre os mais bem sucedidos consoles da história. Mas sua versão japonesa só estrearia em 1983, mesmo ano em que a Nintendo lançava seu Famicom, abreviação de Family Computer, na época já muito mais avançado do que o concorrente americano. No ano anterior a Atari lançava o sucessor do 2600 nos EUA, tratava-se do Atari 5200, que ainda não era um console de terceira geração. Estava decretada a derrocada da Atari no mundo dos consoles.


Famicom



O Famicom parecia estranhíssimo do ponto de vista do desing e das cores utilizadas. Mas dois anos depois ele seria lançado nos EUA, com um padrão de cores e desing diferente, e outro nome: Nintendo Entertainment System. Ou NES. Ou Nintendinho para os brasileiros.


O Nintendo Entertainment System

O Nintendo era lançado com o jogo Super Mario Bros., e contou ainda com grandes nomes dos jogos e que o tornaram um sucesso: a franquia Donkey Kong, Final Fantasy, Metal Gear, entre outros. O NES/Famicom vendeu mais de 61 milhões de unidades ao redor do mundo, excluindo-se daí as mais de 300 versões clone que surgiram por toda a parte.

Já um pouco cansado, e sentindo a concorrência lhe apertar, a Nintendo deu outra grande tacada: lançou um novo console, o Super Nintendo Entertainment System, ou Super NES. Mais conhecido entre nós brazucas como "Super Nintendo". Um console de quarta geração 16 bits que novamente tinha em seus jogos a maior força para bater a concorrência. Continuava a saga dos irmãos Mário, de Donkey Kong, do guerreiro Link, e com a adição de fortalezas como Top Gear, Street Fighter, F-Zero, Sunset Riders, entre outros. Com 49 milhões de unidades vendidas, o Super Nintendo lograva êxito em seu intento de manter a hegemonia dos consoles, dominando o mercado por mais de 20 anos, até o surgimento do PlayStation em 1994.


O Super Nintendo Entertainment System

Yamauchi ainda dirigiu a empresa nos lançamentos do Nntendo 64 e do Nintendo GameCube, que consolidaram a empresa na segunda posição da indústria de consoles. Porém seu grande trunfo ainda é o legado do Nintendo/Super Nintendo, transformando uma pequena indústria de baralhos em uma fabricante de sonhos. No dia 20 a página da Nintendo apareceu de luto.




Obs.: Por conta disso, este post será inscrito também na seção "Games do Passado". Confira outros posts dessa seção clicando aqui.

Gostou? Compartilhe. Discordou? Comente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário