domingo, 29 de abril de 2012

Trilogia de Armas e Rosas

Quando Guns N' Roses entraram em estúdio para criar o álbum duplo Use Your Illusion I e II, poucos poderiam imaginar a megalomania em que esta empreitada iria se transformar. Fazer um álbum duplo já é algo impressionante, dada a quantidade de material que é preciso escrever e compor, mas o Guns estava no auge de sua fúria criativa.

Naquela altura, a banda já havia deixado de abrir shows de bandas maiores, e já tinha amealhado algum reconhecimento, com importantes Hits como Nightrain, It's So Easy, e os mais famosos, Sweet Child O 'Mine, Welcome To The Jungle e Paradise City, do primeiro álbum, Apetite for Destruction, além de Patience e I Used to Love Her, de G N' R Lies, seu segundo álbum.


Para uma banda deste tamanho (à época), parecia loucura criar um álbum duplo, mas eles tinham material, eles tinham ousadia, e eles ainda não tinham chegado no auge. Nem de longe... Quando o álbum duplo foi lançado, estava claro que ali estava uma banda grande, e aaquela pequena banda que abrira shows do Iron Maiden, Rolling Stones e Aerosmith agora tinha seus shows abertos por Skid Row, em sua Use Your Illusion Tour, uma dantesca trajetória pelo mundo que duraria quase três anos.

Juntamente com essa interminável turnê, não paravam se serem lançados Singles, um atrás do outro, num total de DEZ, quase todos líderes nas paradas, todas devidamente acompanhadas por sucessos absolutos nas paradas de clipes da MTV. Com esse Carnaval de Clipes, Guns N' Roses deixou um sólido legado pra a Sétima Arte, muito além das trilhas sonoras, pelo menos duas, Knockin' On em Heavens Door em Dias de Trovão e You Could Be Mine, em Exterminador do Futuro II.

Falo, sim, da trilogia de clipes que a banda fez e que intrigaram - e ainda intrigam - fãs pelo mundo inteiro. Foram três super-produções assinadas pelo renomado diretor de clipes, Andy Morohan, que dentre outros trabalhos, dirigiu quase todos o clipes de A-Ha e George Michael. A trajetória iniciou em setembro de 1991, com o lançamento simultâneo do single e do clipe de Don't Cry, passou por meados de 1992, com a liberação de single e clipe de November Rain, e ao final de 1993, com Estranged lançada já com a banda virada em chapéu velho depois de tão exaustiva turnê.

Os clipes nunca foram devidamente "explicados" pela banda, mas o pouco que se sabe é que a história contada nos clipes não têm nada à ver com as letras das músicas, e que falam do relacionamento de Axl com Erin Everly, e baseado no conto Without You, de Del James, que nunca foi escritor e hoje trabalha como assessor de Rose. O próprio Axl estrela os clipes, escritos por ele, com sua então namorada, a super-modelo Stephanie Saymour. Estes são os fatos, senhores, o resto é especulação, charlaiada e tergiversação. E como este blogueiro adora charlar e tergiversar, bem, vamos ao que interessa...

1 - Don't Cry (1991)


A primeira parte da trilogia é uma colha de retalhos, confusa, difícil de tirar algo que valha. No olhar do bebêna banheira, Axl surge caminhando na neve com um revólver na mão, e após isso a cena de briga com a namorada, arma empunho. Corta para um agradável convescote com a moça, sobre o próprio túmulo, vejam só vocês. Nesse momento, passa um cortejo possívelmente fúnebre, e em seguida, a cena do casal embaixo d'água, afogado, na seqüência Axl debatendo-se para acima da superfície. Depois, sua esposa flagra Axl flertando com uma moçoila, junto ao piano, em algum restaurante caríssimo, e as duas brigam, daquelas brigas de mulher, puxão de cabelo e tudo.

Aí aparece Slash, provavelmente bêbado e de saco cheio, em seu carro possante ao lado de outra moçoila, desesperada, e atira seu carro do precipício. Não satisfeito, ele retorna ao topo, para a estrada, de saco cheio para tocar seu solo despretensioso, mas não sem antes jogar junto sua guitarra.

Após isso, Axl aparece no hospital, e seus dois espíritos encarando-o, quando um enche o saco e vai para dentro do espelo. No meio disso tudo, Guns N' Roses fazem um show épico no alto de algum prédio. Após ganhar alta, vai se tratar com a terapeuta, e ainda haveria tempo para ele chegar numa limousine preta, com a ajuda de uma bengala para caminhar, e visitar seu próprio túmulo, sob o qual fica um bizarro Axl Rose verde e tremilico. No fim, o bebê de olho azul retorna com o olho verde.


Tá, e alguém vai perguntar, "mas o que isso tudo significa?". Axl têm dois amores, mas precisa optar entre uma delas, e nesse processo, uma parte dele morre, representada pelo túmulo que ele plácidamente usa para seus piqueniques e visitas casuais, e as brigas e a corrida para o abismo são as dificuldades do caminho. Ou não, sei lá, é um clipe bem doido.

2 - November Rain (1992)


A seqüência da trilogia é menos confusa, mas contada em ordem não cronológica. O clipe mostra um Axl insone, atormentado pelos fatos que serão revelados ao longo do clipe. A despedida de solteiro com toda a turma, inclusive com a noiva, Stephanie. Durante o casamento, o bestman Slash esquece-se da aliança, sendo salvo por McKagan. Por causa disso, ele enche o saco e dá sai despretensiosamente da Igreja para tocar um solo, e já volta. O mesmo Axl, sem sono, dá uma caminhada na rua, e continua lembrando da Recepção aos Noivos, onde a chuva interrompe a festa. Corta a cena para o velório e enterro de Stephanie, e a cena que encerra o clipe é o Buquê da noiva sendo jogado, e caindo sobre o caixão.

No meio disso tudo, um concerto com pompa, circunstância, orquestra, regente e Slash quebrando o protocolo e solando de pé, em cima do piano de Axl.


Achei que esse clipe é bem mais direto que Don't Cry, pelo menos é o que deixa transparecer, porque ele parece ser um prelúdio para Estranged.

3- Estranged (1993)


O gran finale se dá em Estranged, cuja abertura é a definição de "Ilusão", seguida de cenas com balanços movendo-se ao vento. A SWAT se prepara então para invadir a mansão de Axl, encontrando um anfitrião aparentemente anestesiado e assustado, lembrando de cenas de sua infância. Depois de um show, no backstage, a alma de um dorminhoco Axl deixa eu corpo para fazer uma reflexão e aproveita para tomar uma ducha.

Depois, todos deixam a mansão de Axl trajando branco, sob os olhares de policiais, enquanto definições de "Alienado" surgem na tela. Durante isso, muitas cenas de crianças. Enquanto todo o equipamento do show é levado ao avião, surgem golfinhos bizarramente saindo do compartimento de carga. Estes golfinhos levam Axl para o Rainbow Bar and Grill, o mesmo local da despedida de solteiro. Mais uma vez, aparece solando, inesperadamente, Slash...

Corta para a cena de um gigantesco cargueiro, lá do alto saltando para o mar aberto, Axl, ignorando a ajuda que lhe ofereceu o cara do navio, jogando de volta a boia que lhe lançou. Quase afogado, ele têm novo contato com os golfinhos, que após instantes o levam à tona novamente. E eis que neste instante surge quem, das profundezas do oceano? Slash, com sua guitarra encharcada tirando mais um solo. Mas o cabelo e cartola permanecem secos. E chega a "cavalaria", a Guarda Costeira, que resgata Axl à força. Tudo se termina com o tênis de Axl chegando ao fundo do mar, passando na tela a definição de "Desilusão", e a mensagem "Perca sua Ilusão".


No último filme, os balanços ao vento representam a solidão,as crianças e as memórias da infância são a inocência perdida, de um Axl solitário e recluso em seu palacete. Golfinhos espirituais o guiam de volta para o começo de tudo, o Rainbow Bar and Grill. É aí que Slash enche o saco e vai lá pra fora tocar um solo despretensiosamente. Nesse momento, após profundas reflexões, Axl decide se matar atirando-se de um navio cargueiro, mas novamente surgem os golfinhos espirituais lhe mostrando que a vida valia a pena, levando-o à tona de novo, para ver um messiânico Slash ficar de saco cheio de novo, e emergir das profundezas do oceano para fazer um solo despretensioso.

The End.

Tá, e daí?!

O que eu achei que tudo significa? Que Axl teve de escolher entre duas chinocas para casar, mas isso o atormentou até o ponto em que a matou no dia de seu próprio casamento. Com isso, após o fim das investigações, a SWAT invade sua casa para prendê-lo, e depois de depurar tudo isso, ele decide se matar, mas nesse processo, percebe que a vida ainda vale à pena, se arrepende e volta à tona para viver de novo...

Se você não concorda com tudo que eu disse acima, é porque provavelmente nada do que disse faça sentido. Mas então, o que afinal significa essa trilogia maldita? Quer saber o que eu acho que realmente significa? Significa que Guns eram uma das maiores bandas do momento, eram (e são) megalomaníaco, que deram emprego para um escritor de meia-tijela, para um diretor renomado, gastaram milhões para produzir três clipes épicos, à altura do Álbum Duplo que haviam lançado, recheado de grandes canções. Nada mais do que isso...

Gostou? Compartilhe. Discordou? Comente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário