domingo, 22 de janeiro de 2012

Should be Legalized?

O tema da legalização das drogas, em especial no tocante à maconha, é certamente um dos mais polêmicos da atualidade. Tão polêmico é que quem tido por um "bastião dos reacionários" no Brasil tornou-se líder da campanha: o ex-presidente FHC. Veja abaixo reportagem com o Fernando Henrique sobre a legalização. Clique aqui para ver o trailer do filme do mesmo sobre o tema.



Os mais conservadores e talvez religiosos argumentarão que pôr fim à ilegalidade da maconha tornará a sociedade mais lasciva, degradada, etc. Já os mais liberais certamente retrucarão que o uso da maconha é um crime sem vítimas, e que portanto é um abuso do poder do estado proibir seu uso.

Me alinho às teses mais liberais. Sob vários aspectos, a proibição da maconha é irracional. Vejamos o porque:

1 - A maconha é uma droga que não gera situações sociais colaterais. É improvável que, à exemplo do Crack da Cocaína, um usuário da maconha possa roubar ou matar. Tampouco a maconha gera dependência no mesmo grau que outras drogas, como as supracitadas.Com efeito, a maconha  é uma droga muito mais segura do que o álcool, vendido livremente, entre maiores de 18 e até mesmo entre menores. E não, esse blogueiro não é favorável à Lei Seca (é até visceralmente contra), mas é inegável que o álcool causa muito mais danos ao conjunto da sociedade do que a maconha.

2 - A ilegalidade da maconha é que gera a Guerra Anti-drogas. Em tese, nenhum comerciante precisaria corromper a polícia para vender maconha se ela não fosse legal. Traficantes corrompem a polícia porque precisam de a) proteção e b) complacência dos órgãos policiais. O resultado disso tudo é uma verdadeira guerra, o confronto aberto entre órgãos de repressão e traficantes, entre traficantes e traficantes, e dentro da própria polícia, os "bons" policiais contra a "banda podre". Alguém dirá: "Ahh, André, mas legalizar a maconha não vai acabar com a guerra contra as drogas, e aí, como que fica?". Eu responderei: não, a legalização não vai acabar com o tráfico, talvez SEQUER com o tráfico de maconha, mas em tese, vai REDUZIR a guerra, ou a necessidade de conflito, vai salvar vidas, potencialmente, e acabar com uma injustiça histórica: a intromissão do estado na vida privada dos cidadãos que fumam maconha e não fazem mal à ninguém, é o que os liberais chamam de "crime sem vítima", como é o Jogo do Bicho, posto na ilegalidade por um governo que arrecada milhões através de jogos de azar, vejam só a ironia, ahhh, a ironia...

3 - Pressupondo que os custos com a guerra ao tráfico possam cair, podemos também pressupor que legalizar e regulamentar um mercado para a maconha pode também render ao erário alguns tostões, quanto não se sabe, mas certamente com estas duas fontes talvez seja um princípio para implantarmos uma política de saúde pública para as drogas, para tratarmos os dependentes e quem sabe, erradicarmos algumas das piores, como o Crack e o Óxi.

Quis escrever algumas poucas linhas sobre o tema, como introdução para o vídeo abaixo, produzido de forma independente, uma paródia de música da Rihanna e do Eminem, e que aborta o assunto de forma simples e direta. E pergunto-lhes: como não dar ouvidos à uma cantora tão bonitinha como ela? Impossível, né? Hehe...

Gostou?  Compartilhe. Discordou? Comente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário