quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

O último piloto brasileiro

Por sugestão do Rodrigo Dias, jornalista do "A Hora" de Lajeado, e blogueiro do Etcetera e Tal e do Cockpit Gaúcho, reproduzo abaixo coluna de autoria de Fernando Svevo e publicada no blog do Téo Jose, no Uol.

Acabou...
Simplesmente vimos o adeus do último piloto, de verdade! Aquele que chora, que tem a emoção à flor da pele, que ama correr mais do que a si próprio. Dinheiro não interessa, apenas o esporte. O sentido da vida é acelerar, mesmo que não consiga chegar em primeiro... Sente o vento, a emoção, a pressão. Aquilo é seu oxigênio.
O último piloto que dividiu uma curva na Fórmula 1 com Senna, Prost e Schumacher, provavelmente os maiores de todos os tempos. Viu esses gênios do melhor lugar, ao lado, dentro da pista. O último que não pede bênção para um assessor antes de falar, que deixa o coração aberto em um meio onde as punhaladas são tão bem calculadas como os carros, que já não exigem como antes.

Pilotou com câmbio manual, pneus de todos os jeitos e viu a morte de perto. Pode não ter levado um título, mas e daí? Button levou, Raikonnen também e nenhum será lembrado com tanto carinho. Suportou brincadeiras e topou tudo com um sorriso no rosto, como se estivesse dizendo: eu faço o que amo, e vocês? O automobilismo brasileiro ficou orfão, de novo, depois de tantos anos.

Foi o último suspiro de uma era. Foi o último que esteve em meio aos maiores...
É possível que descubra fora da pista alegrias tão grandes ou maiores. Filhos, esposa, família. Mas nós, brasileiros, que amamos esse esporte e ainda mais nossos heróis, vamos chorar...
Quem brincou com você vai dizer aos netos o quanto foi grande, importante. Quem sabe, um dia, vão pedir desculpas por tudo o que falaram. Mas quer saber, deixa falar, você é o cara. A cara do Brasil na pista há quase vinte anos, desde aquela curva em 94.

Você assumiu, cedo, novo, a responsabilidade de substituir um gênio. Aprendeu que gênios são insubstituiveis. Assim como você. Choramos juntos as vitórias, nos revoltamos com as ordens tiranas e sonhamos também. Seja feliz, assim como nós fomos. Mas, infelizmente, não podemos desejar o mesmo para o esporte, que não tem mais você...
Obrigado.
Fernando Svevo

Nota do Editor: Aos detratores do Rubens, talvez um dia tenham a chance de se retratar. A oportunidade de reconhecer o momento histórico dele, e reconhecer nele muito mais do que um "perdedor", como gostam de chamá-lo. Talvez um idealista, mas certamente um destemido, um valente, um piloto que dentro das pistas fez por merecer o carinho e respeito de TODOS na Fórmula 1 e no Automobilismo mundial. Sim, fora do Brasil ele é um dos mais queridos e respeitados pilotos da F1. Ninguém, absolutamente ninguém alcança o recorde de Grandes Prêmios disputados ao acaso. Aos poucos, em conta-gotas, doses homeopáticas, os desportistas destemidos e com caráter vão sendo substituídos por modinhas, afrescalhados de cabelos arrepiados, mas que pouco têm à contribuir senão com alguns minutos de fama...

Parabéns Rubens, sua falta será sentida. Parabéns pela brilhante carreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário