sábado, 14 de janeiro de 2012

Borracho e Louco: um lamento boliviano...

Como já destacamos, nos anos 80 e 90 o Rock Argentino produziu artistas de alto calibre, especialmente por mesclarem o tradicional rock à um pensamento, modo e estilo puramente argentino, platino, e até pampeano, e por conta disso tornaram-se influências para o rock de garagem dos pampas gaúchos.

Uma destas bandas foram Los Enanitos Verdes, que fizeram muito sucesso na época, inclusive tendo um de seus álbuns indicados ao Grammy. Um dos maiores sucessos foi "Lamento Boliviano", lançado em 1994 no álbum Big Bang. No entanto, a original é de uma banda chamada "Alcohol Etilico", da qual participaram Sérgio Embrioni, guitarrista da Enanitos Verdes, e Horácio Gomez, tecladista da Enanitos. Não achei áudio ou vídeo dessa música, lançada em 1986. Essa música foi regravada por uma banda gaúcha também tradicional, apesar de fora do circuito mainstream. Trata-se da Vera Loca. Em 2008, lançaram a música no álbum Vera Loca III.

A letra acabou significativamente modificada, mas a musicalidade não. Pra mim, é um dos clássicos do Rock Gaúcho. À seguir, vídeo e letra das duas.



Lamento Boliviano
Enanitos Verdes

Me quieren agitar,
Me insitan a gritar,
Soy como una roca ,
Palabras no me tocan,
Adentro hay un volcan ,
Que pronto va estallar,
Yo quiero estar tranquilo,
Es mi situacion,
Una desolacion,
Soy como un lamento,
Lamento boliviano,
Que un dia empezo,
Y no va a terminar,
Y a nada me hace daño...

Uoo, ioio uo uoooo eeee iee

Y yo estoy aqui,
Borracho y loco,
Y mi corazon idiota,
Siempre brillara,
Y yo te amare,
Te amare por siempre,
Nena no te peines en la cama,
Que los viajantes se van atrazar... Uooo oiooouoo ieeee eeieeee


Borracho Y Loco
Vera Loca

Querem me incomodar
Tentam me ver gritar
Sou como uma pedra
Palavras não me tocam

E dentro há um vulcão
Pronto a estourar
Queria estar tranqüilo

Não agüento mais
Minha situação
Ando desolado
Sem você do meu lado
Parece não ter fim
Essa desilusão
Quero tomar um vinho

Uoo, ioio uo uoooo eeee iee

E agora estou aqui
Borracho y loco
E meu coração idiota
Ainda chora

E eu te esperarei
Borracho y loco
Baby até hoje eu não sei
Por que você foi embora E eu te esperarei
Te esperarei pra sempre
Baby até hoje eu não sei
Por que você foi embora

Uoo, ioio uo uoooo eeee iee 

Nenhum comentário:

Postar um comentário