quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Mazembazzo: 12 parcelas da CVC depois...

Em 14 de Dezembro, ainda em 2010, o Internacional enfrentava e era derrotado pelo TP Mazembe, clube do antigo Zaire.


Não importa o que digam os amigos colorados. O Mazembazzo foi um dos maiores fiascos futebolísticos da história. Na opinião deste blogueiro, o maior de todos. Explico.

Primeiro, futebol fora da América do Sul e Europa não existe. Não existe e ponto. Por mais que clubes Mexicanos, Japoneses e Árabes possam contratar jogadores de ponta, lhes falta a cultura da competitividade e de futebol.

Segundo, porque o Mazembe é representante do futebol do Congo, antigo Zaire. Em 1974, na Copa do Mundo, eles deram mostras ao mundo de qual era o nível do seu futebol. Mas podiam compreender as regras. A BBC disse tratar-se de um "Show of shame". Num dos piores momentos, em tiro livre em favor do Brasil, os jogadores africanos acreditavam que, após o apito do árbitro, qualquer jogador poderia chutar a bola. Veja.


Terceiro porque a confiança no título era tão grande, que a torcida colorada já falava em vencer a Inter de Milão, sem nem ter passado à final, e o "alentaço" antes da viagem para Abu Dhabi foi uma grande mobilização. Também vazaram na internet fotos da camiseta, já pronta, comemorativa ao Título de 2010. Infelizmente não achei ainda a foto. Curiosamente, um mês antes do certame o site da Fifa anunciava o Inter Campeão das edições de 2006 e 2010 do torneio.

E em quarto, deixar de ir à final do Mundial, num torneio em que só existem dois continentes, perdendo inapelávelmente para o escrete africano, sem mesmo uma tímida reação, fazem deste episódio o maior fiasco do futebol mundial.

Vale, então, lembrar algumas brincadeiras com o episódio.




.
Quer ver mais? Clique aqui. Não gostou? É porque ainda faltam mais 24 parcelas da CVC...

Um comentário: