terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Filmes Recomendados: Onde os fracos não têm vez

Nunca tinha baixado filmes, e comecei justamente pela curiosidade neste filme.

"Onde os fracos não têm vez"  é um Bang Bang do Séc. XX, retratado em uma pequena cidade do Texas, nos anos 80, cuja história retrata uma espécie de "triângulo" de tiroteios entre o xerife local, um vetereno local do Vietnã, e um psicopata assassino à mando de mafiosos traficantes. Num ambiente de tradicionalismo e imobilidade cultural, a história é retratada sob o pano de fundo da "modernidade" da guerra das drogas.



Depois de achar a cena de um tiroteio sem sobreviventes, no meio de um deserto, Llewelyn Moss recolhe uma valise com centenas de milhares de dólares, e isso é o estopim da história. Trata-se de um pacato ex-combatente do Vietnã, que passa seus dias caçando pelas redondezas da sua cidade, no Texas, e cuja esperteza e astúcia vão se mostrar fortíssimas aliadas na empreitada. Seu antagonista, Anton Chiguth, é representado por um louco enigmático com uma arma absolutamente estranha, e cuja atuação é próxima do fenomenal. O trio é completado por ninguém menos que Tommy Lee Jones, interpretando um desmotivado xerife local, cuja monótona vida é violada pela perseguição de Anton contra Llewelyn.

O filme impressiona pela capacidade de manter a tensão no ar em todos os momentos, deixando sempre o suspense tornar o filme pesado e denso. A astúcia de perseguidor e perseguido torna a trama um embate de titãs, e certamente arrebatará o espectador para a torcida à favor de um deles.

O ponto alto do filme é o final, que mostra um enredo mais complexo do que se pudera inicialmente imaginar.

Como resultado, o filme foi um sucesso de público e crítica. Indicado para oito Oscars, venceu quatro, entre eles Melhor Diretor e Melhor Filme, Indicado para Palma de Ouro, dois Globos de Ouro (indicado para outros dois), Indicado para três Screen Actors Guild Award, vencedo um deles.

Por tudo isso, é o filme que hoje recomendamos à todos. Já vira? Gostara? Odiaram? Comente, compartilhe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário