domingo, 16 de março de 2014

0009: Voll-Damm, duplo malte, duplamente gostosa

Nunca escondi de ninguém que um dos tipos de cerveja que eu mais gosto é o Märzen (ou Oktoberfestbier). Tinha dado uma parada no blog, menos por falta de tempo e mais por falta de vontade. O que eu tinha, também, era uma Voll-Damm na geladeira, dentre tantas outras que ainda não abri porque queria pôr no blog.

Enfim, neste Domingo acordei relativamente cedo, umas 9 horas e quebrados. Tinha feito na semana passada um rancho para a semana e dentre outras coisas comprei uma ripa de costelinha de porco. Assada bem lentamente, no forno, fica um espetáculo. E quanto mais cedo começar, mais cedo se come, certo? O inverso também é verdadeiro: quanto mais tarde se começar, mais tarde se come. O almoço foi servido às 17 horas e quebrados... Enfim, aproveitei o momento por achar que a Voll-Damm cairia bem com a costelinha de porco.


A Voll-Damm é um produto não-sazonal da cervejaria espanhola Damm. Uma Märzenbier com mais malte, não pouco nem muito, "exatamente o dobro", como anuncia a fabricante. Além do tradicionalíssimo estilo Oktoberfestbier, a Damm busca fazer uma cerveja forte e "cheia" (Voll, em alemão, é "cheio"), como o ancestral estilo Vollbier de cerveja. A cerveja recebeu da International Beer Competition 2004 e foi eleita a melhor Strong Lager do mundo em 2007 pela Beers of the World.



Ficha Técnica

Nome: Voll-Damm Doble Malta
Fabricante: Damm
Estilo: Märzenbier - 3B (BJCP)
Gradação Alcoólica: 7,2% ABV

Ao derramá-la no copo, a cor amarelo-ouro destacou-se, com aparência turva, dando uma aparência de não filtrada. A espuma, embora pouca e efêmera, era bonita e consistente. Poderia ser mais abundante. Nota 3/5.

O aroma era abundante, já se fazendo sentir quando aberta a garrafa. O balanço entre o lúpulo, bastante floral, e o malte, adocicado, dá característica marcante à cerveja. Excelente e alvissareiro. Nota 8/10.

O sabor acompanhava o relator. Forte na presença do malte, o que dá um adocicado à cerveja. Não um adocicado enjoativo mas também não um adocicado fácil de se beber. Embora não seja uma cerveja super complexa, ela é forte. Ainda sente-se o amargor balanceado, levemente floral. Gostei bastante. Nota 17/20.

O sabor é persistente na boca e o retro-gosto amargo. Essa combinação também torna a cerveja mais "difícil" de beber, ainda mais sob um calor de 34°C como no dia de hoje, em Florianópolis. Sensação muito boa. Nota 4/5.

Cerveja muito boa, de um modo geral. Isso que estava guardada há quase dois anos, se bem me lembro. O conjunto recebe nota 7/10. Prova de que cerveja boa não tem prazo de validade. A nota geral, 39/50, mostra uma cerveja bastante boa.


Blog do Finken recomenda.


Gostou? Compartilhe. Discordou? Comente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário