domingo, 3 de junho de 2012

Primeiro Gre-Nal Internacional

Aos amigos leitores, em especial os colorados, perdoem o segundo post seguido da sessão "Histórias do Grêmio". Ocorre que a data de 02 de Junho é especial. Claro que a Imprensa deu muito destaque ao Gre-Nal de Rivera, como o primeiro Clássico disputado fora do Rio Grande do Sul (e do Brasil). Posteriormente, a FGF aventou a possibilidade de a Dupla disputar um clássico em Boston. Mas muito antes disso, houve um Gre-Nal igualmente histórico, em terras gaúchas, mas valendo o primeiro confonto por um Torneio Internacional.

Grêmio vence por 2x1 o Gre-Nal de Rivera.

Em 1968, as maiores confederações do futebol sul-americano, a então CBD, a AFA e a AUF, associadas à FGF gaúcha, planejaram um torneio amistoso, aos moldes da Copa Aldao, que reunia equipes do Uruguay e Argentina, e que seria o embrião da Copa Libertadores da América. Denominada Copa Rio de La Plata, ela reuniria equipes do Rio Grande do Sul, Uruguay e Argentina., à saber: Grêmio, Internacional, Nacional, Peñarol, Independiente e Estudiantes, equipes que emparelhavam em suas Salas de Troféus já na época grandes conquistas. O Estudiantes havia sido Campeão da Libertadores daquele ano, e já havia sido campeão nacional, assim como o Independiente, que já era àquela altura Bi-Campeão Continental. Nacional e Peñarol já há muito duelavam pela hegemonia nacional, mas naquela oportunidade só o time aurinegro já havia erguido a famigerada taça continental. Todos os quatro times de fora do Brasil já haviam vencido a Copa Aldao.

Era, portanto, um torneio interessante para Grêmio e Inter, numa época em que o futebol gaúcho ainda não possuía envergadura para disputar com o Eixo Rio-SP, e como experiência nos solos da América do Sul... Infelizmente, os clubes argentinos acabaram desistindo da competição por problemas de data (vejam só vocês, qualquer semelhança com a atualidade não é mera coincidência). Mas a Competição estava marcada e sairia, de qualquer modo.

A estréia da Dupla seria no Olímpico. Com gols de Joãozinho, Volmir e Alcindo, duas vezes, o Grêmio venceria pelo placar de 4x0, iniciando a trajetória para o título, e comprovando mais uma vez sua trajetória de vanguarda.

Time Heptacampeão Gaúcho foi a Base que disputou o Torneio

O time base seria aquele campeão pela sétima vez seguida do Estadual, contando, dentre outros, com os selecionáveis Everaldo e Alberto (este excluido obscuramente da Seleção às portas da Copa de 70), além de Joãozinho, sobre o qual os antigos contam maravilhas, como jogador habilidoso e cerebral. O técnico era Sérgio Moacir, grande figura do clube.

O Grêmio ainda venceria o Peñarol, pelo placar mínimo, dentro do Centenário, em Montevideo, e voltaria à jogar em casa, contra o Nacional, no dia 16 de Junho daquele ano, vencendo por 2x1, gols de Altemir e Beto, descontando para o Nacional o meia Techera. Desta forma, estaca conquistada a Copa Rio de La Plata.

Taça da Copa Rio de La Plata.

Espero que tenham gostado do post, apesar do tamanho.

Gostou? Compartilhe. Discordou? Comente.

3 comentários: