segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Young, Lynyrd Skynyrd e o Mito da Rixa

A década de 70 viu a ascenção do Southern Rock, com origens estilísticas no Country Rock, no Blues Rock e no Folk Rock. É um sub gênero que combina em geral percussão marcada como o Blues, modo de tocar próximo ao do acústico, e em alguns casos solos mais pesados de guitarra. Freqüentemente as músicas usam sonoridades da música sulista, e mesmo instrumentos, como o Banjo. Os maiores expoentes são The Allman Brothers Band, Lynyrd Skynard, Neil Young, Neil Young, ZZ Top, entre alguns outros.

No turbilhão desse movimento do Southern Rock, que de certa forma foi um ressurgimento do Sul dos Estados Unidos na cena Rock, que havia sido "capturado" pela Invasão Britânica e pelas grandes cidados dos EUA e Inglaterra, surgiu uma rixa controversa até hoje.

Neil Young era um dos maiores nomes do Southern Rock da época, um canadense que flertava com o som sulista, e mesclou isso com um Rock em estado mais puro. Era além de tudo uma época política e socialmente conturbada, ainda com os efeitos das tensões sociais, raciais e políticas daquele período, especialmente num Sul ainda conflagrado em um ambiente de intolerância. Young escrevera duas músicas que tornaram-se polêmicas. "Southern Man" e "Alabama". Em resposta à elas, Lynyrd Skynyrd lançou um de seus maiores sucessos, a conhecida "Sweet Home Alabama".

“Better keep your head
Don't forget
what your good book said
Southern change
gonna come at last
Now your crosses
are burning fast
Southern man
I saw cotton
and I saw black
Tall white mansions
and little shacks.
Southern man
when will you
pay them back?
I heard screamin'
and bullwhips cracking
How long? How long?”

 Para muitos, a música expressa uma visão "caipira"do Sul dos EUA. Nas palavras de Van Zant, do Lynyrd Skynyrd, "Pensamos que Neil estava atirando em todos os patos para matar um ou dois". ParaYoung, a interpretação não era a de generalizar o estereótipo caipira do Sulista, mas demonstrar que as tensões raciais saiam do planoBranco vs. Negro, eacabaram transformando-se na divisão entre Brancos de Primeira Classe e Brancos de Segunda Classe.

“Oh Alabama
Banjos playing
through the broken glass
Windows down in Alabama.
See the old folks
tied in white ropes
Hear the banjo.
Don't it take you down home?”

 Aqui também a dubiedade deu lugar à boataria, de que também tratava-se de uma estereotipização do "branco capipira do Sul".

Em resposta, "Sweet Home Alabama" foi muitas vezes vista como uma música racista, de orientação "orgulho branco". Isso em virtude de trechos que foram, na visão de integrantes da banda, mal interpretadas. Como a que fazia referência ao então governador do Alabama e notório defensor das políticas segregacionistas, George Wallace. "In Birmingham they love the governor. Boo, boo, boo!". A referência à Brimingham é em virtude de uma Igreja queimada, resultado na morte de quatro crianças, e o "boo boo boo" cantado é em sinal de reprovação. É claro que a ambiguidade pode criar confução por entendimento de que trata-se de um endosso da política segregacionista no Alabama. Sobre isso, Van Zant foi direto: "Somos os rebeldes do sul, mas mais do que isso, sabemos a diferença entre certo e errado". Sobre isso, Ross Warner, da Glide Magazine, julgou que a banda havia sido sincera em sua reprovação do segregacionismo: "In fact, the band was quite outspoken about their disdain for Wallace’s policies."

O fato de "Sweet Home Alabama" ser uma resposta às músicas de Young não a tornavam automáticamente um apoio às políticas segregacionistas. Aí, é necessário ver o cinza em meio ao preto e ao branco. A banda acreditava que Young havia, em nome dos Direitos Civis, generalizado o que não deveria.

Para deixar mais coisas nas entrelinhas, Young ainda escreveria nova música, que alguns juram de pé junto fazer referência à rixa. Trata-se da música "Walk On".


“I hear some people been talkin' me down,
Bring up my name, pass it 'round.
They don't mention happy times
They do their thing, I'll do mine.”
Mas os fãs mais xiitas de Neil tem outra interpretação. Eles acreditam que tal música seja uma resposta aos antigos comopanheiros de Young no conjunto Crosby, Still, Nash and Young.
No outro lado da balança, Neil Young chegou à oferecer composições suas para a banda Lynyrd Skynyrd, tais como "Powderfinger!", "Sedan Delivery" e "Captain Kennedy". Inclusive em entrevista à Mojo Magazine, Young declarou que "eles realmente não me colocaram para baixo! Mas, novamente, talvez eles fizeram! (Risos) Mas não de uma maneira que importa. Merda, eu acho que "Sweet Home Alabama" é uma grande canção. Eu realmente executei ela ao vivo algumas vezes." Segundo algumas fontes, Young teria inclusive dito que gostava tanto da música "Sweet Home Alabama" que era uma honra ser citado na canção, não importando qual o motivo de tal citação.
Querem mais uma evidência? Olhando atentamente a capa do álbum "Street Survivor", do Lynyrd Skynyrd, o Ronnie Van Zant (terceiro da esquerda para a direita) está usando uma camisa com a estampa do álbum "Tonight's the night", do Neil Young.



Neil ainda declararia à uma rádio: "Grande banda, Ronnie disse certa vez que eu vou ser maduro sobre o assunto de um jeito ou outro. Ele estava certo." Cada um dos lados nutria um respeito e admiração pelo outro, e isso parece evidente. Porém, os boatos e lendas urbanas nutrem um fascínio dos fãs do Southern Rock em geral e dos dois artistas, de tal modo que, para alguns, sempre haverá a dúvida.

Para finalizar, seguem as três músicas, três ótimas músicas.

Soutern Man - Neil Young

Alabama - Neil Young

Sweet Home Alabama - Lynyrd Skynyrd

Gostaram do post? Gostaram das músicas? Gostaram da história? Comentem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário