sábado, 23 de abril de 2011

BookCrossing: Transformando o mundo em uma biblioteca

Tu já imaginou poder compartilhar livros com gente que você sequer conhece, fazendo assim do mundo uma enorme biblioteca à céu aberto, sem barreiras? Talvez não, até porque certamente quem estiver lendo já teve alguma experiência ruim de ter emprestado um livro - ou qualquer outra coisa, como uma fita de videogame ou um cd - e jamais tê-lo de volta.

Pois bem, ainda que tu não tenha pensado nisso, alguém pensou. Mais precisamente, Ron Hornbaker, em Março de 2001. Basicamente, o BookCrossing utiliza os meios virtuais para assegurar não só que novas pessoas possam ler um livro que tu deixe em algum lugar público mas também assegurar a restreabilidade do livro. Assim, é possível verificar POR ONDE o tal livro passou.

Para liberar um livro, antes é preciso registrá-lo no site (http://www.bookcrossing.com/), lembrando que é preciso antes registrar-se como usuário, de modo totalmente anônimo e gratuito. Também são disponibilizados modelos de etiquetas, que necessáriamente precisam estar anexas aso livros, contendo uma breve explanação sobre o que é BookCrossing, e também o número de identificação (BCID).

Depois disto, basta alertar onde será feita a liberação do Livro. Como forma de apoiar o movimento, foram criadas as OBCZ, acrônimo para Official BookCrossing Zones, locais especiais para liberar um livro para o próximo leitos. No Brasil, existem sete delas, uma das quais em Porto Alegre, no Café Bonobo (http://www.cafebonobo.com.br/).

Se tu, como eu, ficou animado, participe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário