sábado, 23 de abril de 2011

As tradicionais Três Estrelas!

Ignorando a disputa mesquinha para ter mais estrelas no peito, o Grêmio mostrou-se grande e vanguardista, quando 23 anos atrás, nesta data de 23 de abril, o Conselho Deliberativo do Clube aprovava a inserção de apenas três estrelas, representativas das conquistas do Clube em nível Mundial (estrela dourada), em nível Continental (estrela prateada) e em nível Nacional e Regional (estrela bronzeada).

Quem muito se diz grande demonstra fortes indícios de insegurança e complexo de inferioridade. Abaixo, então, os títulos de um legítimo Campeão de Tudo, cronologicamente.
Em 1904, conquista o seu primeiro troféu, o Troféu Wanderpreis, em disputa com o hoje extinto Füssball Club Porto Alegre. Em 1906, pela vitória de três troféus consecutivos, o Grêmio vencia a posse definitiva da taça.

Em 1911, o Grêmio vencia seu primeiro Campeonato Citadino de Porto Alegre, torneio do qual tornaria-se o maior vencedor, com 26 conquistas.

Em 1921, conquistava seu primeiro Gauchão, num Quadrangular que incluía o Esporte Clube Uruguaiana, o Grêmio Esportivo Brasi, de Pelotas, e o Riograndense Futebol Clube, de Santa Maria.

Em 1962, o Grêmio ergueria seus domínios pelo Sul do Brasil, ao consquistar o Campeonato Sul-Brasileiro, ou Taça da Legalidade, por larga margem do segundo colocado, o Marcílio Dias, de Santa Catarina.

Em 1981, ao derrotar uma equipe alcunhada pela imprensa brasileira de "Selepaulo", nas duas partidas da Final, o Grêmio conquistava seu primeiro Título Brasileiro.

Em 1983, o ano dourado da história do clube, ao vencer o Peñarol pela Libertadores, e o Hamburgo, pelo Mundial, o Grêmio tornava-se, então, o primeiro campeão de tudo no Rio Grande do Sul.

Em 1989, provando mais uma vez seu tino para a vanguarda, o Grêmio conquista a primeira edição da Copa do Brasil, extendendo os patamares de "Campeão de Tudo".

No ano seguintem, 1990, o clube que, apesar de ter vencido tudo prefere ser chamado apenas de "Grêmio" voltava à fazer história, sendo o primeiro clube "Supercampeão Brasileiro", ao derrotar o Vasco, então campeão Brasileiro, na disputa do Supercampeonato Brasileiro.

Em 1996, com o direito de disputar a Recopa Sul-Americana por ser o Campeão da Libertadores de 1995, enfrentou em Tókio o então campeão da Supercopa da Libertadores (torneio hoje extinto) Independiente, da Argentina, o Grêmio aplica uma histórica goleada de 4x1, garantindo mais um título inédito para o Rio Grande do Sul.

Nossas Três Estrelas e nosso nome de Grêmio são suficientes para fazer lembrar à todos de nossa grandeza, não sendo, portanto, necessário autoaclamar-se o "Campeão de Tudo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário