domingo, 20 de agosto de 2017

0016: Augustinus Weiss

Boa Tarde Galera,


Hoje a degustação foi diferente e muito especial. Trata-se da primeira leva da Augustinus Weiss, que produzi com meu sócio o grande Márcio Winter!


Como toda primeira produção, sofremos com imprevistos que não foram, obviamente, previstos de antemão. Principalmente problemas com a serpentina de resfriamento e com o fermanto. Naquele, um vazamento que obrigou a segurar a serpentina durante o processo para não vazar água para dentro do mosto. Neste, descobrimos posteriormente que o fermento proposto na receita podia causar uma acidez e adstringência indesejados.

Acreditamos, após o priming, que a carbonatação estaria prejudicada. Este hipotese foi descartada após servido o primeiro copo.

Carbonatação bastante interessante.

A acidez também foi amenizada após a maturação e ficou mais evidente principalmente no aroma e apenas residualmente no sabor, que não obstante ficou mais seco do que o recomendável..

Apesar disto, pode-se dizer que saiu uma boa cerveja e esperamos que possamos melhorar a receita nas próximas levas.

Ao ser servida, o creme diz de pronto a que veio. Espesso, duradouro, perolado, branco. Perfeito! A cor amarelo pálido e o líquido poderia apresentar maior turbidez, porém nada que comprometa o resultado final da aparência. Nota 4/5.

O aroma intenso sofre algum prejuízo da presença de notas ácidas, como comentamos acima. No entanto, podem se notar a presença de aromas de pão e cereais. Levemente adocicado. O lúpulo se mostra moderado, com notas cítricas principalmente como também florais. O levedo se manifesta mais na acidez e o álcool se mostra de leve a moderado. Apesar da intensidade da acidez, os problemas param por aí e ainda tem-se um resultado aceitável. Nota 5/10.

A presença da acidez no sabor foi mitigada pela maturação. Muito intenso e de longa duração. Destaca-se principalmente o doce do malte, com um toque seco da acidez e do álcool, porém o resultado final foi bem equilibrado. Nota 16/20.

A textura é cremosa de leve a moderado, com corpo médio. A carbonatação está excelente, o que deixa o líquido bem vívido, liberando seus aromas. O final é levemente adstringente, e bastante duradouro. Nota 3/5 para a sensação.

No conjunto, a cerveja perde um pouco por conta da excessiva acidez, mais destacada no aroma, porém permanece razoavelmente equilibrada e muito bem encaixada no estilo. Nota 7/10.

Nota Geral: 35/50.


Ficha Técnica Nome: Augustinus Weiss Fabricante: Augustinus Estilo: Weiss - 15A Gradação Alcoólica: N/D  


Gostou? Compartilhe. Discordou? Comente.

Um comentário: