domingo, 26 de agosto de 2012

Cover da Semana: Voodoo Child

Vamos deixar de lado a charlaiada à respeito de Jimi Hendrix: ele é reconhecidamente um dos maiores e mais influentes guitarristas da história da música. Seu estilo experimentalista, cru e psicodélico garantiu à ele tal reconhecimento e principalmente uma música absolutamente única. Identificar que uma música é de The Jimi Hendrix Experience é como tirar doce de criança.

Uma de suas mais famosas músicas é Voodoo Child, um Acid Rock de primeira qualidade. Produto do último álbum da banda - Electric Ladyland -, já então consagrada pela apresentação no Festival Pop de Monterey, de 1967. Em 1970, foi lançado como single, tendo como B Side as não menos famosas Hey Joe e All Along The Watchtower.

Em 1984, Stevie Ray Vaughan e The Double Trouble, donos de uma blueseira de respeito, regravaram para seu segundo álbum, Couldn't Stand The Weather. Apesar de estilos diferentes, Hendrix era a maior infliência de Stevie. "Eu amo Hendrix por muitos motivos. Ele era muito mais do que apenas um guitarrista de blues - ele tocou muito bem qualquer tipo de guitarra que ele quis. Na verdade, eu não tenho certeza se ele realmente tocava violão, ele tocava música", diria ele.

Com um som mais limpo, porém com a habitual habilidade no comando de sua Stratocaster 1959, ele tocou exatamente a mesma música que Hendrix havia escrito desesseis anos antes, durante uma jam session com Steve Winwood. Infelizmente, ambos foram pro outro lado ainda jovens, e já na condição de gênios da música. Hendrix permanecerá para sempre como um dos maiores expoentes da época de "Sexo, Drogas, Paz e Amor", enquanto Stevie foi responsável por revitalizar e trazer o Blues de volta para as paradas dos anos 80 e 90...

The Jimi Hendrix Experience - Voodoo Child (1968):


Stevie Ray Vaughan and The Double Trouble - Voodoo Child (1984):


Gostou? Compartilhe. Discordou? Comente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário