segunda-feira, 22 de março de 2010

Senna: Deus, Mito, Homem

Ontem, dia 21 de Março, completaram-se 50 anos do nascimento de alguém que, por meio do esforço próprio e habilidade inata, metamorfoseou-se de Homem em Lenda e Mito!

Ayrton Senna, era seu nome. Há quem diga tratar-se do maior piloto que a Fórmula 1 jamais vira. Compartilhando o Panteão da Categoria com grandes nomes como Fanggio e Schumacher, é uma afirmação corajosa e difícil.

Certo ou errado, foi um grande piloto, rápido como poucos, arrojado como ninguém mais. E distanciando da velha síndrome de Vira-Lata do brasileiro, ele era confiante. Confiava cegamente na própria capacidade, e desafiava os limites que os mestres que o precederam haviam criado.

Foi um vencedor, em suma. Venceu tudo. Mas não venceu a Tamburello. E esta derrota tornou órfã uma nação inteira, e mais que isso, uma nação multinacional de fãs da Fórmula 1. Perdendo, deixou seu legado, talvez o maior legado que um homem possa almejar deixar: a Imortalidade. O Mito, o Deus, era afinal de carne e osso.

E para finalizar, deixo a frase síntese da vida e da carreira de Senna.

"Em condições normais, corro para vencer e venço. Em situações adversas, também posso vencer. E, mesmo em condições muito desfavoráveis, ainda sou páreo."
Ayrton Senna

2 comentários:

  1. Adorei André. Sempre serei fã do Senna. Uma pessoa sensacional. Até hoje me emociono qdo lembro da morte dele.
    bj Ana Lu

    ResponderExcluir
  2. legal cara, sou professor, sempre coloco essa frase com estímulo a meus alunos.
    Nelson-salvador-ba

    ResponderExcluir