domingo, 10 de junho de 2012

Cerveja vs. Vinho e a DB Export Dry

O Vinho é reconhecido desde priscas eras como a Bebida para Harmonização por Excelência. Por meio de uma habilidosa campanha de marketing, lenta e constante, a indústria vitivinículo consolidou esta imagem, que não está assim tão longe da realidade, claro. Conceitos modernosos como Enogastronomia e Enoharmonização tornaram-se mais do que regras, tornaram-se Dogmas.

Porém, nos últimos anos, cervejeiros, caseiros, artesanais e até industriais, ao redor do Globo, têm se esforçado por demonstrar as vantagens da Cerveja sobre o Vinho, especialmente no que diz respeito à imensa gama de aromas e sabores queo fermentado de uva não consegue dispôr aos profissionais da gastronomia e culinária.

Uma das últimas e mais bêm sucedidas tentativas neste sentido havia sido a cerveja Estrela Damm Inedit, classificada, sem nenhum compromisso técnico, científico ou metodológico como uma "Cerveja Gourmet", criada pela Damm em parceria com o renomado chef espanho Ferran Adrian, como uma cerveja especialmente feita para uso gastronômico.



Mas nenhuma campanha foi mais ácida, divertida e bem feita quanto a da Export Dry, da DB Brewery, da Nova Zelândia. O mote da campanha foi "Say no to the wine". A campanha mostra a escolha pelo Vinho como uma espécia de imposição social, um "dogma" como falado acima, que teria levado amantes da cerveja à trocarem-na pela bebida de Baco.

A campanha incluía, além de prints, um filme genial, na opinião do blogueiro que ora lhes escreve.


O vídeo mostra os enoconsumidores em situações gozadas. Veja abaixo.


Além disso, a agência responsável, a Colenso BBDO, criou uma ação promocional tão genial que é a cereja do bolo. Um estande na ala de vinhos, eum uma loja de vinhos, expunha um vinho em belíssima garrafa e cujo rótulo mostrava o seguinte nome: "You don't have to do this".


Na parte de trás da garrafa, o contra-rórulo explicava a situação. Vale à pena ler à seguir.




No fim, a mensagem convidava o consumidor à dirigir-se ao caixa, e assim ele ganharia desconto de $ 5,00 num pack da DB Export Dry.

O que eu compreendi disto tudo? Nada, mas me deu uma vontade de experimentar essa Export Dry, e ver se ela é tudo o que promete ser...

Fonte: Brainstorm 9


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