Completaram 13 anos, dia 21 de novembro, de uma das partidas mais épicas que o futebol brasileiro e mundial já viu.
Após uma das arrancadas mais espetaculares da história, saindo da última posição, para uma épica classificação na última rodada. Após tal exaustiva campanha, chegavam os comandados de Juarez à última rodada, precisando vencer e dependendo de resultados paralelos para estar entre os oito clubes que disputariam as Oitavas de Final. Minuto à minuto, os resultados alteravam a classificaços. Num minuto o Grêmio estava classificado, e no outro não estava mais. E de novo, repetidas vezes. Estávamos com um olho no Olímpico, e outro nos jogos de Cruzeiro e Juventude, Goiás e Vasco, Paraná e Flamengo, Coritiba e Internacional. O Grêmio ainda sai na frente, sofre a virada, mas consegue forças para reagir, virar a partida e terminar com o placar de 4x2. Veja como foi, minuto à minuto.
16:07 – Perigo. Cruzeiro faz 1 a 0 no Juventude.
16:08 – Alegria. Grêmio faz 1 a 0. Cruzeiro e Grêmio estão classificados.
16:21 – Goiás faz 1 a 0 no Vasco. Grande vibração no Olímpico.
16:30 – Cruzeiro faz 2 a 0. A vaga dos mineiros está quase garantida.
16:31 – Susto: José Aldo Pinheiro, da Rádio Gaúcha, grita gol da Ponte Preta. O Olímpico treme de felicidade, mas o árbitro anula o gol e o sofrimento volta.
16:37 – Paraná faz 1 a 0 no Flamengo. Tudo dando certo para o Grêmio.
16:50 – Intervalo dos jogos. Cruzeiro e Grêmio seguem classificados.
17:07 – Coritiba faz 1 a 0. A situação do Inter se complica ainda mais. Festa no Olímpico.
17:22 – Paraná amplia. Gremistas festejam mais um gol.
17:25 – Silêncio no Olímpico: Evandro empata o jogo. Grêmio está fora.
17:26 – Vasco empata e segue na luta. Tudo ruim para o Grêmio.
17:30 – Pavor. Alexandre faz 2 a 1 para a Portuguesa. Alguns torcedores do Grêmio já deixavam o estádio. Em Minas Gerais, festa da torcida do Galo.
17:36 – Esperança. Gol do Grêmio. Rodrigo Mendes empata o jogo.
17:39 – Goiás faz 2 a 1 no Vasco. A torcida grita “Grêmio, Grêmio”.
17:44 – A torcida pede e Celso Roth coloca Tinga em campo.
17:52 – O Inter encerra sua participação no campeonato.
17:53 – Euforia. Zé Alcino marca o terceiro e coloca o Grêmio mais uma vez entre os classificados.
17:56 – O presidente Cacalo, desesperado, pede o final da partida.
17:57 – Volta a tensão. Luisão empata o jogo e o Vasco só precisa de um gol para se classificar.
17:58 – Fim de jogo em Goiás. O Vasco está fora. O Olímpico enlouquece.
17:59 – Gol do Grêmio. Zé Alcino faz 4 a 2. Gremistas se abraçam e gritam.
18:00 – O Grêmio está classificado para a próxima fase do Campeonato Brasileiro.
Grêmio 4-2 Portuguesa
12 de novembro de 1998
Grêmio: Danrlei, Walmir, Scheidt, Ronaldo Alves e Roger; Otacílio, Fabinho, Goiano (Zé Alcino) e Itaqui (Robert); Rodrigo Mendes e Zé Afonso (Tinga). Técnico: Celso Roth
Portuguesa: Fabiano. Alexandre Chagas, César, Émerson e Augusto; Simão, Ricardo Lopes (Alex), Alexandre (Ricardinho) e Evandro; Evair (Cezinha) e Leandro. Técnico: Candinho
Gols: Augusto (contra) aos 2 minutos do primeiro tempo;, Evandro aos 15, Alexandre aos 20, Rodrigo Mendes aos 26 e Zé Alcino aos 42 e 48 minutos do segundo tempo.
Cartões Amarelos: Goiano, Otacílio e Rodrigo Mendes (G); Ricardo Lopes e Alex (P)
Árbitro: Luciano Almeida, auxiliado por Rogério Oliveira e Jorge Paulo Gomes (DF)
Público: 11.914 pagantes
Local: Estádio Olímpico, Porto Alegre
Com este prólogo, o Grêmio receberia, em casa, o então líder do Brasileirão (enchaveamento olímpico, o 8º enfrenta o 1º, o 7º enfrenta o 2º, e assim por diante), o Corinthians e Hicks Muse e Excel Econômico. Perderia a partida por 0x1 e levaria na bagagem, para São Paulo, poucas esperanças de classificar-se, pois era preciso vencer a partida, não importando o escore, para forçar o terceiro jogo, que seria também em São Paulo.
O escrete gremista estraria em campo assim: Danrlei; Walmir, Scheidt, Rodrigo Costa, Roger; Fabinho, Otacílio, Goiano (Robert), Itaqui; Rodrigo Mendes, Zé Alcino (Clóvis). Com todas as dificuldades, o Grêmio enfrentava um adversário poderoso de igual para igual. E com dois golaços, de dois renegados, Itaqui, em cobrança perfeita de falta, e Clóvis, num voleio digno de Bebeto, o Grêmio forçava a terceira partida. Incrédulos os torcedores Corinthianos, para quem um empate garantiria a vaga nas Quartas de Final. Veja o compacto do jogo, abaixo.
O Grêmio ainda viria a perder o jogo decisivo, porém não sem fazer um grande jogo e pressionar o Corinthians em busca do empate que lhe daria a vaga.