segunda-feira, 3 de junho de 2013

A História do Escudo e Bandeira Gremista


Foi neste dia, 3 de Junho, há 50 anos, que o clube modernizava seus símbolos, Escudo e Bandeira, para o que conhecemos hoje, conforme decisão do Conselho Deliberativo.

O primeiro Escudo do clube era um globo estilizado, que colocava em evidência a palavra "Foot-Ball". Ele é particularmente muito usado para modelos Retrô da camiseta co clube, como este.

Escudo usado entre 1903 e 1963.
Em 1963, o clube modernizou seu Escudo, mantendo a idéia de um globo estilizado, porém dando destaque à palavra "Grêmio", colocando acima o ano de fundação, 1903, e abaixo o FBPA, iniciais do restante do nome do clube, "Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense".

Escudo usado desde 1985.
O Escudo aprovado em 1963 era em essência igual ao representado acima, porém sem as estrelas. As mesmas foram incluídas, por decisão do Conselho Deliberativo do clube, representando a Dourada o Título Mundial, além de homenagem ao atleta Everaldo (imortalizado também na Bandeira do Clube), a de Prata os títulos Continentais, e a de Bronze, os títulos Nacionais e Regionais, em 23 de Abril de 1985.

Um uso alternativo do Escudo foi o "Escudo Mapa Mundi", representando a conquista do Mundo pelo clube.

Já as bandeiras do clube passaram por maior número de transformações. Conforme informações retiradas do Blog Grêmio 1983, a primeira bandeira do clube continha o então escudo do clube, no canto superior esquerdo sobre fundo listrado em negro, azul e branco, horizontalmente disposto.

Bandeira usada entre 1904 e 1918
Em 1918, a bandeira foi alterada para um formato basicamente igual ao da bandeira nacional.

Bandeira usada entre 1918 e 1944
Em 1944, uma Lei Federal proibiu o uso de desenhos semelhantes à bandeira nacional. Desta forma, mais um desenho foi adotado, mais ou menos semelhante ao da bandeira do Reino Unido.

Bandeira usada entre 1944 e 1963
Em 1963, juntamente com a modernização do Escudo, a bandeira é atualizada. O Escudo, antes localizado mais à esquerda (de onde saiam as listras raiadas, que a tornavam parecida com a bandeira britânica), era dentralizado, e as listras que partiam do logo tornaram-se mais parecidas ainda com a bandeira do Reino Unido: listras brancas com uma listra negra ao centro.

Bandeira utilizada à partir de 1970
Desta forma, a bandeira assumiu o desenho acima, com exceção da Estrela Dourada, que representa uma homenagem do clube ao atleta Everaldo Marques da Silva, campeão do Mundo com a Seleção Brasileira, ainda naquele ano. Esta homenagem foi a única modificação da bandeira desde 1963.

Espero que tenham gostado do post, apesar do tamanho.

Gostou? Compartilhe. Discordou? Comente.